Avisos Gerais

Informação nº05/17out21/22 - Diplomas QV e QE (cont.) / Colocação de Professores e Alterações dos Horários / Assembleia Geral APEE da ESP

 Caros Pais e Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Não Docente,

A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, informa que:

  1. Nesta semana (de 18 a 23 outubro) continuaremos com a entrega dos Diplomas do Quadro de Valor e de Excelência às turmas da Escola Secundária do Arco-Íris

Infelizmente, devido ao volume de trabalho, não nos foi possível completar a entrega dos Diplomas na passada semana. Deste modo, as turmas do secundário e algumas turmas do 3.º ciclo da escola secundária do Arco-Íris apenas irão receber os seus Diplomas ao longo desta semana. O procedimento continuará a ser o mesmo, será feita pelos membros da Direção em sala de aula, evitando-se assim, as aglomerações e mantendo-se a bolha da turma. Será permitido, excecionalmente, que os alunos tirem 2 ou 3 fotos para partilharem o momento com as suas famílias. Para os alunos que finalizaram o 12.º ano em 2020/21, informamos que poderão a partir de 4.ª feira, dia 20, levantar o seu Diploma de QV e QE, nos Serviços Administrativos do agrupamento;

  1. Professores por colocar

Na passada semana, conseguimos a colocação de mais alguns professores. No 1.º ciclo, conseguimos, finalmente, ter todos os professores colocados. Nos horários dos 2.º, 3.º ciclos e secundário, temos vindo a tentar (nas disciplinas de Francês, Inglês, História, Matemática e Físico-Química) que os professores da "casa" recebam as turmas que ainda faltam. Mais uma vez, agradecemos aos colegas que se têm vindo a disponibilizar para receberem estas turmas, com a consequência de ficarem com os seus horários sobrecarregados. Da mesma forma, pedimos a todos a vossa compreensão para as constantes alterações que temos vindo a realizar nos horários das turmas e dos professores, é a única forma de garantir o "encaixe" destas turmas nos horários dos professores que as recebem;

  1. Assembleia Geral da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária da Portela

Esta 2.ª feira, dia 18 outubro, às 18h00, na sala C11 da ES da Portela, realiza-se uma Assembleia Geral da APEE da ES da Portela. Reconhecendo a importância do papel dos pais e encarregados de educação no sucesso académico dos nossos alunos, pedimos a todos que compareçam e apoiem a vossa APEE;

  1. Informações COVID-19

De acordo com o compromisso assumido pela Direção/Coordenações de Escolas de manter toda a comunidade escolar a par dos desenvolvimentos relativos ao COVID-19, informamos o seguinte:

4.1. Na passada 6.ª feira, dia 15, um aluno do 12.º ano testou positivo. Através da determinação do Delegado de Saúde, a turma já recebeu todas as orientações necessárias;

4.2. Pedimos a todos que se protejam, estejam atentos aos sintomas e, na dúvida, permaneçam em casa e informem de imediato a escola (através das Educadoras, Professores Titulares, Diretor de Turma, Coordenação de Escola ou Direção) e a Saúde 24 (808 24 24 24).

TODOS juntos CONSEGUIMOS!!!

Nuno Filipe Santos Reis

Informação nº04/10out21/22 - Diplomas QV e QE/ Cartão de Estudante / Colocação de Professores e Alterações dos Horários

Caros Pais e Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Não Docente, 

A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, informa que:

1. Na próxima semana (de 11 a 14 outubro) será feita a entrega dos Diplomas do Quadro de Valor e de Excelência

A entrega dos Diplomas será feita pelos membros da Direção/Coordenações de Escolas em sala de aula, evitando-se assim, as aglomerações e mantendo-se a bolha da turma. Será permitido, excecionalmente, que os alunos tirem 2 ou 3 fotos para partilharem o momento com as suas famílias.

2. Testagem dos alunos do 3.ª ciclo (3.ª fase)

A testagem da passada 6.ª feira, dia 8 de outubro, dos alunos do 3.º Ciclo, decorreu com toda a normalidade. Agradecemos aos alunos e demais intervenientes, o sentido de responsabilidade e o civismo demonstrados.

3. Apresentação do Cartão de Estudante à entrada das Escolas EB2/3 Gaspar Correia e Escola Secundária do Arco Íris

Continuam a acontecer algumas situações pouco agradáveis à entrada das escolas EB2/3 Gaspar Correia e Secundária do Arco Íris, motivadas pelo facto de alguns alunos se recusarem a apresentar o cartão de estudante ou a passá-lo no leitor de cartões. A partir do dia 18 de outubro será obrigatório apresentar o cartão à entrada destas escolas, quem não o fizer, não será autorizado a entrar no recinto escolar. Pedimos a todos os Diretores de Turma e Encarregados de Educação, que reforcem esta informação junto dos alunos.

4. Professores por colocar

São ainda 9, os professores por colocar no nosso agrupamento, desde o 1.º Ciclo ao Ensino Secundário. O processo está a ser demorado. Nas disciplinas que não surgem professores/candidatos, temos tentado resolver a situação através da atribuição de turmas aos professores do agrupamento. Agradecemos aos professores que se disponibilizaram para receber estas turmas, que, embora recebendo horas extraordinárias, ficam com os seus horários sobrecarregados com mais algumas turmas.

5. Alterações dos Horários das turmas e professores

A falta de professores em algumas disciplinas, a nível nacional, tem feito com que procuremos encontrar soluções internamente, solicitando aos professores do agrupamento que recebam as turmas que estão sem professores. Esta situação provoca constantes alterações nos horários (das turmas e dos professores), para que seja possível "encaixar" estas aulas no horário das turmas e, simultaneamente, no horário dos professores. Por este motivo pedimos as nossas desculpas, porém, ainda irá continuar, até que se consiga ter todas as turmas com todos os professores.

6. Arranque dos projetos "Escola de Piratas" e "Orquestra de Percussão Corporal" (OPC)

Estes dois projetos tiveram o seu arranque na passada semana, com grande sucesso e com enorme entusiasmo por parte dos alunos. O projeto "Escola de Piratas", destina-se aos alunos dos 4.º anos, e concretiza-se em duas sessões de canoagem a realizar na Escola Náutica do Parque das Nações (Centro de Formação Desportivo do nosso agrupamento em parceria com o AE Eduardo Gageiro e a C.M. de Loures). Os alunos terão a 2.ª sessão no início do mês de março. O projeto da "Orquestra de Percussão Corporal" (OPC) é, também, uma novidade para o agrupamento, destina-se aos alunos da Educação Pré-Escolar, 1.º e 2.º Ciclos e consta de uma sessão semanal de 45 minutos, orientados pelos docentes do Conservatório de Artes de Loures (CAL), nossos parceiros. Este projeto junta-se aos já existentes, no âmbito da parceria com o CAL, "Músicos de palmo e meio" na Educação Pré-Escolar e, "Musicar-te!" para os alunos da Unidade de Ensino Estruturado, para além das turmas do Ensino Articulado.

7. Informações COVID-19

De acordo com o compromisso assumido pela Direção/Coordenações de Escolas de manter toda a comunidade escolar a par dos desenvolvimentos relativos ao COVID-19, informamos o seguinte:

7.1. Da testagem dos alunos do 3.º Ciclo realizada no passado dia 8, ainda não temos todos os resultados, mas para já, nada temos a registar;

7.2. Pedimos a todos que se protejam, estejam atentos aos sintomas e, na dúvida, permaneçam em casa e informem de imediato a escola (através das Educadoras, Professores Titulares, Diretor de Turma, Coordenação de Escola ou Direção) e a Saúde 24 (808 24 24 24).

 

TODOS juntos CONSEGUIMOS!!!

Nuno Filipe Santos Reis

Informação nº03/03out21/22 - Desporto Escolar / Testagem dos alunos do 3.º Ciclo / Cartão de Estudante / Colocação de Professores e Assistentes Operacionais / Escola de Piratas

Caros Pais e Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Não Docente,

A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, informa que:

1. Informações sobre os Grupos/equipas do Desporto Escolar - Inscrições e início das atividades
No início deste mês de outubro entrarão em atividade os Grupos/Equipa de Desporto Escolar. Na lógica estabelecida pelo Departamento de Educação Física e Desporto, haverá uma predominância dos G/E Mistos, para que a oferta seja a mais abrangente possível. Deste modo as modalidades propostas são as seguintes:

Se não conseguir ver o documento clique aqui.

As inscrições poderão ser feitas através do preenchimento do formulário: aqui
Esta informação, bem como o formulário, encontram-se disponíveis na página do nosso agrupamento.

2. Testagem dos alunos do 3.ª ciclo (3.ª fase)

2.1. A data da testagem dos alunos do 3.º ciclo, será no dia 8 de outubro, próxima 6.ª feira, entre as 14h00 e as 17h30, no Pavilhão Desportivo da Escola Secundária do Arco Íris;

2.2. O Escalonamento das turmas será o seguinte:

14h00- 7.º1.ª, 7.º2.ª, 7.º3ª e 8.º1.ª;
14h30- 8.º2.ª, 8.º3.ª 9.º1.ª e 9.º2.ª;
15h00- 9.º3.ª, 7.ºA, 7.ºB e 7.ºC;
15h30- 7.ºD, 7.ºE, 7.ºF e 8.ºA;
16h00- 8.ºB, 8.ºC, 8.ºD e 8.ºE;
16h30- 9.ºA, 9.ºB e 9.ºC;
17h00- 9.ºD, 9.ºE e 9.ºF.

2.3. Chamamos a atenção para a necessidade de todos os alunos terem a devida autorização do encarregado de educação. Para isso é necessário que preencham a ficha anexa aqui e a façam chegar ao diretor de turma.

3. Apresentação do Cartão de Estudante à entrada/saída das Escolas EB2/3 Gaspar Correia e Escola Secundária do Arco Íris
Têm acontecido algumas situações pouco agradáveis à entrada das escolas EB2/3 Gaspar Correia e Secundária do Arco Íris, motivadas pelo facto de alguns alunos se recusarem a apresentar o cartão de estudante ou a passá-lo no leitor de cartões. Peço a todos os Diretores de Turma e Encarregados de Educação, que relembrem os alunos que a apresentação do cartão é obrigatória, à entrada e saída das escolas, e sempre que seja solicitado por um docente ou assistente operacional. A manter-se a situação, os alunos que não apresentem o cartão não serão autorizados a entrar nas escolas.


4. Professores por colocar
Encontram-se, ainda, 11 professores por colocar no nosso agrupamento, desde o 1.º Ciclo ao Ensino Secundário. Continuamos a tentar encontrar soluções alternativas para que os nossos alunos tenham com a maior brevidade possível os seus professores.

5. Novos Assistentes Operacionais
A partir de amanhã, 2.ª feira, entrarão ao serviço três novos Assistentes Operacionais, colocados pela Câmara Municipal de Loures, que vêm colmatar a saída de outros tantos elementos, na EB2/3 Gaspar Correia.

6. Projeto "Escola de Piratas"
Teve início na passada 6.ª feira, dia 1 de outubro, o projeto "Escola de Piratas", com os alunos do 4.ºA, da EB1/JI da Portela. Pelo feedback recebido dos alunos, professores e assistente operacional presentes, foi uma experiência fantástica. Os alunos já estão à espera da 2.ª sessão que será no início de março. Relembramos que este projeto é uma parceria entre o nosso Agrupamento, o AE Eduardo Gageiro de Sacavém e a Câmara Municipal de Loures, e visa levar os alunos de todas as turmas do 4.º ano do Concelho (94), a realizarem duas sessões de canoagem. Cada sessão conta ainda com a colaboração dos nossos alunos do Curso Profissional de Técnico de Desporto.

7. Informações COVID-19
De acordo com o compromisso assumido pela Direção/Coordenações de Escolas de manter toda a comunidade escolar a par dos desenvolvimentos relativos ao COVID-19, informamos o seguinte:

7.1. Da testagem dos alunos do Ensino secundário realizada no passado dia 23, resultou um caso suspeito, tendo o Delegado de Saúde tomado todas as medidas de precaução, estando a proceder à confirmação, ou não, deste caso;

7.2. Mantêm-se ativos os três surtos, referidos anteriormente, nos concelhos de Loures e Odivelas. Pedimos a todos que se protejam, estejam atentos aos sintomas e, na dúvida, permaneçam em casa e informem de imediato a escola (através das Educadoras, Professores Titulares, Diretor de Turma, Coordenação de Escola ou Direção) e a Saúde 24 (808 24 24 24).

 

TODOS juntos CONSEGUIMOS!!!

Nuno Filipe Santos Reis

 

Informação nº02/25set21/22 - Serviços / Testagem 3.º ciclo / Professores por colocar / "Escola de Piratas" / Europeu de Ginástica Acrobática

Caros Pais e Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Não Docente,

A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, informa que:

1.        Informações sobre os serviços nas Escolas EB2/3 Gaspar Correia e Secundária do Arco Íris

1.1. Escola Secundária do Arco Íris:

Secretaria: todos os dias das 8h30 às 12h00 e, às 3.ª, 5.ª e 6.ª feiras, também à tarde, das 14h15 às 16h00

Refeitório:12h00 às 15h00

Papelaria: 9h30 - 12h30

Reprografia: 8h30 - 12h00 e 14h00 - 15h30

Bar: Não abre (por falta de Assistentes Operacionais)

1.2. EB2/3 Gaspar Correia:

Refeitório:13h00 - 15h00

Papelaria: 8h50 - 14h30

Reprografia: 8h00 - 12h00 e 13h00 - 16h00

Bar: 9h00 - 12h45 e 14h30 - 15h30

2.        Testagem dos alunos do 3.ª ciclo (3.ª fase)

2.1.No âmbito do processo de testagens 2021/2022, vamos passar à 3.ª fase - testagem dos alunos do 3.º ciclo;

2.2. Esta fase decorrerá entre os dias 4 e 15 de outubro (logo que sejam conhecidos os dias de testagem dos alunos do agrupamento, comunicaremos);

2.3. Será necessária a autorização dos encarregados de educação, mas, quando tivermos as datas faremos chegar toda a informação através do Diretor de Turma.

3.        Professores por colocar

Encontram-se, ainda, 14 professores por colocar no nosso agrupamento, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário. Temos encontrado algumas dificuldades em alguns grupos disciplinares, pelo que, estamos a tentar encontrar soluções alternativas para que os nossos alunos tenham com a maior brevidade possível os seus professores.

4.        Vagas nas turmas

O nosso agrupamento teve, este ano, uma grande procura por parte dos pais e encarregados de educação que pretenderam inscrever os seus filhos no nosso agrupamento. Tentámos dar a melhor resposta possível, mas como as vagas eram menos do que os pedidos, não nos foi possível atender a todos. Neste momento as nossas turmas estão praticamente completas, razão pela qual, não temos conseguido dar resposta aos pedidos de transferência de turma. Desta forma, apenas conseguimos atender aos pedidos de permuta (em que os alunos contactam entre si e ajustam essa troca de turma).

5.        Projeto "Escola de Piratas"

Tem início no dia 1 de outubro, o projeto "Escola de Piratas", (uma parceria entre a Escola Náutica do Parque das Nações - do nosso agrupamento e do AE Eduardo Gageiro de Sacavém, e a Câmara Municipal de Loures). Este projeto, visa levar os alunos de todas as turmas do 4.º ano do Concelho (94), a realizarem cada uma, duas sessões de canoagem. O projeto conta com a participação de um técnico da Federação Portuguesa de Canoagem, 12 professores de EF, e com os alunos do CPTD, que garantirão toda a segurança necessária a este projeto. As turmas que iniciarão esta experiência serão as turmas do nosso agrupamento, a primeira, já na próxima 6.ª feira.

6.       Alunos do Agrupamento no Campeonato Europeu de Ginástica Acrobática

Como é do conhecimento geral, no presente ano letivo, o nosso agrupamento passou a receber e a acompanhar um grupo de ginastas de Alto Rendimento (16). Estes alunos participaram, terminou hoje, nos Campeonatos Europeus da modalidade, em Pesaro (Itália), obtendo excelentes resultados! Para eles deixamos aqui, os nossos parabéns!

7.       Informações COVID-19

De acordo com o compromisso assumido pela Direção/Coordenações de Escolas de manter toda a comunidade escolar a par dos desenvolvimentos relativos ao COVID-19, informamos o seguinte:
7.1. Os 23 alunos do 1.º ano da EB1/JI da Portela, que se encontram confinados, por deliberação do Delegado de Saúde,regressarão ao ensino presencial na próxima 5.ª feira, dia 30;
7.2. A testagem dos alunos do Ensino secundário da passada 5.ª feira, decorreu com grande tranquilidade e sem sobressalto. Agradecemos aos alunos, e demais intervenientes, o civismo demonstrado;
7.3. Atualmente estão ativos, nos concelhos de Loures e Odivelas, três surtos que preocupam a equipa da Delegação de Saúde. Pedimos a todos que se protejam, estejam atentos aos sintomas e, na dúvida, permaneçam em casa e informem de imediato a escola (através das Educadoras, Professores Titulares, Diretor de Turma, Coordenação de Escola ou Direção) e a Saúde 24 (808 24 24 24).

 

TODOS juntos CONSEGUIMOS!!!

  

Nuno Filipe Santos Reis
Diretor

Antes de mais, a Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, deseja a todos as Boas Festas! Esperando que o ano de 2021 seja marcado pelo retorno à normalidade nas vidas de todos nós.

 

Quanto ao nosso agrupamento, deixamos aqui algumas informações:

1. Quanto à colocação de docentes, neste momento, apenas, continua por colocar um horário reduzido na disciplina de Francês (3.ºCEB - 2 turmas). A direção e o grupo disciplinar de Francês estão a tentar encontrar uma solução interna para este problema;

 

2. Quanto à situação dos nossos assistentes operacionais, constituída que está a bolsa de recrutamento, a partir de dia 28, estaremos em condições de suprimir, num curto espaço de tempo, qualquer falta de assistentes operacionais que venha a surgir;

 

3. O projeto "Escola+Humana" encontra-se já na fase final - entrega dos cabazesEste projeto solidário teve, no agrupamento, na nossa comunidade educativa e na União de Freguesias de Moscavide e Portela, um impacto muito significativo, a colaboração de toda a nossa comunidade superou largamente as nossas expectativas. O objetivo inicial de atribuir um cabaz de Natal aos 248 alunos, e respetivas famílias, mais carenciados do agrupamento, foi, por muito, superado. O excedente foi entregue (uma quantidade significativa de produtos alimentares) à Junta de Freguesia, que se comprometeu a fazê-los chegar à população mais idosa da nossa freguesia. Mais uma vez, agradecemos a todos os que contribuíram, e a todos os que tornaram possível a concretização deste projeto, em especial, aos alunos das turmas do ensino secundário e às professoras que coordenaram o projeto - Ana Paula Sousa e Isabel Martins!

 

4. As reuniões de avaliação decorrerão, para todo o agrupamento, nos dias 21 e 22 de dezembro por videoconferência;

 

5. Nas eleições para a Associação de Estudantes da Escola Secundária, que decorreram no passado dia 9, nenhuma das listas concorrentes conseguiu obter os votos necessários à sua eleição direta (50% mais 1). Desta forma haverá uma segunda volta das eleições, no dia 6 de janeiro, com as duas listas mais votadas - Lista J e Lista V;

 

6. De acordo com o compromisso assumido pela Direção/Coordenações de Escolas de manter toda a comunidade escolar a par dos desenvolvimentos relativos ao COVID-19, informamos o seguinte:

6.1. Continuamos com um número muito elevado de casos na nossa comunidade educativa. Neste momento encontram-se em isolamento profilático 6 turmas no agrupamento (uma na EB1/JI da Portela e 5 na Secundária do Arco Íris). Para além destas turmas temos aproximadamente 40 alunos, dispersos pelos diversos ciclos de ensino e escolas do agrupamento, confinados individualmente, devido a confinamentos familiares. No total temos cerca de 220 alunos em isolamento profilático, são valores ligeiramente inferiores aos das últimas semanas

6.2. Em relação ao pessoal docente, temos apenas um docente a terminar o período de confinamento. Em relação ao pessoal não docente, temos um caso na secundária da Portela e dois na EB1/JI da Portela;

6.3. Lembro a todos, o dever de, em caso de sintomas, permanecer em casa e informar de imediato a escola (através das Educadoras, Professores Titulares, Diretor de Turma, Coordenação de Escola ou Direção) e a Saúde 24 (808 24 24 24).

 

Acreditamos que, se todos tivermos uma atitude responsável neste período de interrupção letiva, o 2º período será certamente bem mais tranquilo do que tem sido até aqui este ano letivo.

BOAS FESTAS!!

TODOS dependemos de TODOS!!

Informação nº01/19set21/22 - Início do Ano Letivo

Caros Pais e Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Não Docente,

A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, deseja a todos um excelente ano letivo de 2021/2022!

Mantendo-se, basicamente, as mesmas orientações do ano passado, por parte do Ministério de Educação (ME) e da Direção-Geral de Saúde (DGS), as medidas adotadas pelo nosso agrupamento mantêm-se sem grandes alterações. Em linhas gerais deixamos aqui as principais medidas adotadas:

I.        Organização do ano letivo

a.Desfasamento do horário de entrada/saídas das turmas nas escolas, intervalos e almoços;

b.Entrada feita por dois portões em todas as escolas;

c. Marcação dos percursos dentro dos recintos escolares que deverão ser obrigatoriamente respeitados;

d. Alargamento do horário de funcionamento da EB2/3 Gaspar Correia e da ES da Portela (das 8h00 às 18h25);

d.Nas escolas EB2/3 Gaspar Correia e Esc. Sec. do Arco Íris, tal como no ano passado, cada turma continuará a ter uma sala própria (apenas as aulas de Educação Física, Robótica e Informática, aulas de Laboratório e desdobramentos, não são realizadas nessa sala);

e. Os intervalos terão menor duração de tempo. Sendo os intervalos desfasados é fundamental que as saídas e entradas nos pavilhões sejam feitas com o máximo de silêncio possível, para não prejudicar as aulas que estão a decorrer;

f. Não haverá toques em nenhuma das escolas, pelo que o controlo do horário de entrada e saída será da responsabilidade de professores e alunos. É fundamental que todos sejam pontuais para evitar situações potenciadoras de riscos;

Os Serviços como os das Papelarias e Bibliotecas estarão condicionados, no que se refere ao horário de funcionamento e número máximo de utilizadores;

g. O bar dos alunos da EB2/3 Gaspar Correia irá abrir, no entanto com horário condicionado, quanto ao bar da ES da Portela, manter-se-á  encerrado, por tempo indeterminado, devido ao número reduzido de assistentes operacionais. Deste modo pedimos aos alunos da Esc. Sec. do Arco Íris que tragam um pequeno lanche de casa;

h. Os refeitórios da EB2/3 Gaspar Correia e da Esc. Sec. do Arco Íris funcionarão normalmente;

i. Condicionamento no acesso aos recintos escolares para pais e encarregados de educação (a comunicação família/escola deverá ser realizada preferencialmente por email ou telefone), presencialmente, apenas após marcação e devidamente justificada;

j.Condicionamento no acesso aos recintos escolares de outros agentes dos mais variados serviços, apenas devidamente justificados (caso das terapeutas, mesmo estas estarão condicionadas);

k.Sempre que possível deverá ser garantido o distanciamento social entre todos.

II.        Higiene e Segurança

a.É obrigatório o uso de máscara dentro dos recintos escolares, para todo o pessoal docente e não docente, e para os alunos do 2.º e 3.º ciclos e secundário. Quanto aos alunos do 1.º ciclo de acordo com as recomendações da DGS, é "fortemente recomendado" o uso da máscara;

b. o agrupamento disponibilizará, por período letivo, um conjunto de 70 máscaras cirúrgicas descartáveis para cada aluno do 2.º e 3.º ciclo e secundário, docente e não docente e 3 máscaras de pano reutilizáveis para os alunos do 1.º ciclo. Nos próximos dias será feita a entrega das máscaras pelos professores titulares (aos alunos que pretendam utilizar) e diretores de turma;

c.Na entrada dos portões todos deverão passar nas mãos líquido desinfetante, disponibilizado por um assistente operacional;

d.Será disponibilizada à entrada de todas as salas e gabinetes álcool gel, para desinfeção das mãos (todos devem desinfetar as mãos à entrada das salas de aula);

e. Recomenda-se a lavagem frequente das mãos com água e sabão, e antes e depois das refeições;

f.Usar lenços de papel para assoar (de utilização única) deitando-os no caixote do lixo de seguida;

g.Tossir ou espirar para a zona interior do braço;

h. Não tocar nos olhos, no nariz e na boca;

i. Não partilhar materiais escolares, canetas, lápis, papel, etc…;

j. Os alunos devem respeitar escrupulosamente os percursos indicados, usar sempre a máscara e evitar aglomerações. Qualquer aluno que repetidamente, e após avisado, incorra em situações que possa por em risco a sua e a segurança dos outros, será instruído para abandonar de imediato o recinto escolar. Não haverá qualquer tipo de condescendência com estes comportamentos;

k.Plano de Contingência do Agrupamento encontra-se disponível no site do agrupamento e afixado em todas as escolas.

III.        Outras informações

a. Encontram-se, ainda, 20 professores por colocar no nosso agrupamento, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário. No entanto, contamos que nos próximos dias seja possível colocar pelo menos metade destes docentes, dos horários restantes, tudo faremos para encontrar soluções com a maior brevidade possível, no entanto, existem já alguns grupos disciplinares que, a nível central, já se esgotaram os docentes para colocação;

b.A realização das Eleições Autárquicas no próximo domingo, dia 26, fará com que, não haja aulas na EB1 Dr. Catela Gomes nos dias 24 (6.ª feira) e 27 (2.ª feira), e na EB1/JI da Portela no dia 27 (2.ª feira);

c. Em parceria com a Câmara Municipal de Loures e a Junta de Freguesia de Moscavide e Portela, iremos desenvolver o projeto "Falar Português!", promovendo aulas de português para os pais e encarregados de educação oriundos de PLNM (países de português língua não materna). Pedimos aos interessados que se informem junto dos professores dos seus educandos;

d. Para todos aqueles que, por algum motivo, não conseguiram vir levantar os manuais escolares, na próxima 4.ª feira, dia 22, entre as 9h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00, poderão fazê-lo no Pavilhão Desportivo da Esc. Sec. do Arco Íris;

e. As APEE (Associações de Pais e Encarregados de Educação) das 5 escolas do agrupamento, têm sido parceiros fundamentais no trabalho que temos vindo a desenvolver no agrupamento. Muitas das ações desenvolvidas têm contado com o seu apoio direto, e outras, da sua própria iniciativa, têm contribuído para o engrandecimento do agrupamento. É, por isso, fundamental que se inscrevam nas vossas associações, ajudando a promover e dinamizar novas iniciativas que ajudem os nossos filhos a crescer e a aprender.
 

IV.        Informações COVID-19

De acordo com o compromisso assumido pela Direção/Coordenações de Escolas de manter toda a comunidade escolar a par dos desenvolvimentos relativos ao COVID-19, informamos o seguinte:

a. Na passada semana, um dos monitores do ATL da EB1/JI da Portela, testou positivo, pelo que o Delegado de Saúde determinou o isolamento profilático do grupo de cerca de 20 alunos do 1.º ano, que eram acompanhados por este monitor;

b. Na próxima 5.ª feira, dia 23, entre as 11h30 e as 17h00, no Pavilhão Desportivo da Esc. Sec. do Arco Íris, serão testados todos os alunos do ensino secundário;

c. Lembramos a todos, o dever de, em caso de sintomas, permanecer em casa e informar de imediato a escola (através das Educadoras, Professores Titulares, Diretor de Turma, Coordenação de Escola ou Direção) e a Saúde 24 (808 24 24 24).

Neste novo ano que agora começa, precisamos de todos, alunos, professores, psicólogas, educadora social, assistentes operacionais, assistentes técnicos, pais e encarregados de educação, e restante comunidade educativa. Só com o apoio de todos conseguiremos ser mais fortes e construir uma Escola moderna, virada para o futuro e centrada nos nossos alunos! 

TODOS juntos CONSEGUIMOS!!!

A Direção/Coordenações de Escolas deseja a todos um ótimo ano de 2021/2022! 

  

Nuno Filipe Santos Reis
Diretor

Antes de mais, a Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, deseja a todos as Boas Festas! Esperando que o ano de 2021 seja marcado pelo retorno à normalidade nas vidas de todos nós.

 

Quanto ao nosso agrupamento, deixamos aqui algumas informações:

1. Quanto à colocação de docentes, neste momento, apenas, continua por colocar um horário reduzido na disciplina de Francês (3.ºCEB - 2 turmas). A direção e o grupo disciplinar de Francês estão a tentar encontrar uma solução interna para este problema;

 

2. Quanto à situação dos nossos assistentes operacionais, constituída que está a bolsa de recrutamento, a partir de dia 28, estaremos em condições de suprimir, num curto espaço de tempo, qualquer falta de assistentes operacionais que venha a surgir;

 

3. O projeto "Escola+Humana" encontra-se já na fase final - entrega dos cabazesEste projeto solidário teve, no agrupamento, na nossa comunidade educativa e na União de Freguesias de Moscavide e Portela, um impacto muito significativo, a colaboração de toda a nossa comunidade superou largamente as nossas expectativas. O objetivo inicial de atribuir um cabaz de Natal aos 248 alunos, e respetivas famílias, mais carenciados do agrupamento, foi, por muito, superado. O excedente foi entregue (uma quantidade significativa de produtos alimentares) à Junta de Freguesia, que se comprometeu a fazê-los chegar à população mais idosa da nossa freguesia. Mais uma vez, agradecemos a todos os que contribuíram, e a todos os que tornaram possível a concretização deste projeto, em especial, aos alunos das turmas do ensino secundário e às professoras que coordenaram o projeto - Ana Paula Sousa e Isabel Martins!

 

4. As reuniões de avaliação decorrerão, para todo o agrupamento, nos dias 21 e 22 de dezembro por videoconferência;

 

5. Nas eleições para a Associação de Estudantes da Escola Secundária, que decorreram no passado dia 9, nenhuma das listas concorrentes conseguiu obter os votos necessários à sua eleição direta (50% mais 1). Desta forma haverá uma segunda volta das eleições, no dia 6 de janeiro, com as duas listas mais votadas - Lista J e Lista V;

 

6. De acordo com o compromisso assumido pela Direção/Coordenações de Escolas de manter toda a comunidade escolar a par dos desenvolvimentos relativos ao COVID-19, informamos o seguinte:

6.1. Continuamos com um número muito elevado de casos na nossa comunidade educativa. Neste momento encontram-se em isolamento profilático 6 turmas no agrupamento (uma na EB1/JI da Portela e 5 na Secundária do Arco Íris). Para além destas turmas temos aproximadamente 40 alunos, dispersos pelos diversos ciclos de ensino e escolas do agrupamento, confinados individualmente, devido a confinamentos familiares. No total temos cerca de 220 alunos em isolamento profilático, são valores ligeiramente inferiores aos das últimas semanas

6.2. Em relação ao pessoal docente, temos apenas um docente a terminar o período de confinamento. Em relação ao pessoal não docente, temos um caso na secundária da Portela e dois na EB1/JI da Portela;

6.3. Lembro a todos, o dever de, em caso de sintomas, permanecer em casa e informar de imediato a escola (através das Educadoras, Professores Titulares, Diretor de Turma, Coordenação de Escola ou Direção) e a Saúde 24 (808 24 24 24).

 

Acreditamos que, se todos tivermos uma atitude responsável neste período de interrupção letiva, o 2º período será certamente bem mais tranquilo do que tem sido até aqui este ano letivo.

BOAS FESTAS!!

TODOS dependemos de TODOS!!

Reuniões com os Encarregados de Educação de início do Ano Letivo 2021/2022

 Informação sobre Reuniões com Titulares de Turma / Diretores de Turma e Encarregados de Educação no início do Ano Letivo 2021/2022

(Atualizado em 14-09-2021)

  • Escola EB1/JI Quinta da Alegria aqui.
  • Escola EB1/JI da Portela aqui.

  • Escola EB1 Dr. Catela Gomes aqui.

  • 5.º Ano da Escola EB2,3 Gaspar Correia aqui.

  • 7.º Ano da Escola EB2,3 Gaspar Correia aqui.

  • 7.º Ano da Escola Secundária Arco-Íris aqui.
  • 10.º Ano da Escola Secundária Arco-Íris aqui.

Outros Serviços Web

Plataforma de Gestão Documental do Agrupamento Plataforma e-learning da Escola Secundária Arco-Íris (Portela)  2015 07 13 a ler com 200x170 cores 2015 07 13 a ler com 200x170 cores

 GIAE online do Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide